CheckList em Skyranger

Perguntas frequentes

 

 

 

 

  

 

 

- Quais as condições para tirar o curso?

A legislação em vigor obriga a que "os candidatos à aprendizagem" tenham, o mínimo de 17 anos de idade e concluído a escolaridade obrigatória. Adicionalmente é exigido um certificado médico de aptidão de classe 2 (tipo ULM).

 

- Quanto tempo levo até ter a licença?

Normalmente a licença é conseguida ao fim de 6 a 8 meses. Este tipo de licença não tem fins profissionais, logo as aulas teóricas e práticas são feitas à sua medida e conforme a sua disponibilidade.

 

- Nunca voei!!! E se não for capaz?

Voar é muito mais simples do que parece... A Aerolazer aconselha sempre um Voo de Contacto antes de se inscrever no curso.

- Se calhar já estou velho para aprender...

A idade avançada não é factor inibidor de aprender a voar. Voar é literalmente um desporto para todas as idades. A Aerolazer já ministrou cursos de ultraleve a jovens dos 17 aos 71 anos.

 

- O certificado médico pode ser passado pelo meu médico?

Infelizmente não. A legislação obriga a um exame médico classe 2 (tipo ULM) que terá de ser efectuado por um Centro de Medicina Aeronáutico (CMA). Poderá consultar a lista de CMAs em:
http://www.inac.pt/vPT/Generico/MedicinaAeronautica/CertificacaoMedica/CertificacaoCentro/Paginas/CertificacaodeCentros.aspx

 

- Qual é a diferença entre um curso de Ultraleve (PU) e o de Piloto Privado de Avião (PPA)?

A aviação ultraleve tem como única finalidade o lazer e o recreio, desta forma, o curso de ultraleve não tem vias profissionais. Quem opta pela aviação ultraligeira apenas tenciona voar pelo prazer e pelo gozo pessoal que essa actividade lhe oferece. Voar em ultraleve é muito mais versátil do que em avião ligeiro, tanto sob o ponto de vista financeiro como pela simplicidade de operação (existem muito mais pistas para operação com ultraleves do que para aviões ligeiros). Em termos financeiros o curso de ultraleve é muito mais económico do que o de Piloto Privado de Avião. Também o programa de instrução é mais aligeirado.

 

- Que matéria faz parte do curso?

A parte teórica é de 100 horas no mínimo e é composta por 9 módulos:

  • Legislação aérea e procedimentos ATC
  • Conhecimento geral de aeronaves ultraleves
  • Massa, centragem e performance
  • Comportamento e limitações humanas
  • Meteorologia
  • Navegação aérea e planeamento de voo
  • Procedimentos operacionais
  • Princípios de voo
  • Comunicações

A Aerolazer ministra normalmente entre 120 a 150 horas de formação por curso.
A componente prática (voo) é de 20 a 30 horas mínimas, dependendo do tipo de aeronave de instrução.

 

- Onde são ministradas as aulas?

As aulas teóricas são ministradas em videoconferência em tempo real, durante a semana em horário pós-laboral conforme as necessidades. Esta modalidade permite-lhe assistir ás aulas, interagindo em tempo real com o seu instrutor e outros alunos no conforto da sua casa e sem custos de deslocação. A Aerolazer dispõe ainda de uma sala de aulas no Campo de Voo de Benavente, com capacidade para 12 alunos e écran gigante e que é usada para aulas aos fins de semana. 
As aulas práticas de Voo são dadas no Campo de Voo de Benavente ás Quintas-feiras, Sextas-feiras, Sábados e Domingos.

 

- Qual a vantagem de aprender a voar no Campo de Voo de Benavente ?

O Campo de Voo de Benavente é uma infraestrutura dedicada em exclusivo à Aviação Ultraleve. Por estar em espaço aéreo não controlado (tipo Golf) até aos 1.500 pés, poderá usufruir de um voo de instrução descontraido e essencialmente focado na pilotagem. Logo acima dos 1.500 pés de altitude o voo passa a ser controlado pela Torre de Controlo do Aeroporto de Lisboa (TMA de Lisboa) e ai, e depois de estar à vontade com o voo aprenderá a efectuar comunicações em ambiente real. Quando fizer as suas navegações passará depois para o Controle Militar (que controla o espaço aéreo Nacional) e que estará sempre dísponivel para o ajudar a encontrar o rumo certo.

A formação em Benavente corresponde ao que encontrará em 95% do território Nacional Continental.

 

- Como é que são marcadas as aulas teóricas?

Logo na aula de apresentação instrutor teórico encontrará entre os alunos de cada curso o melhor horário e as aulas serão marcadas sucessivamente de acordo com os horários disponíveis.
Assim consegue-se conciliar o curso com a vida profissional e pessoal de cada um. Não se esqueça, isto é aviação de lazer...

 

- E se faltar a uma aula?

Na parte teórica o instrutor tratará de o acompanhar de modo a que recupere uma ou mais aulas perdidas. Poderá eventualmente ter aulas especificas para si se tal for o caso. A disponibilidade é total para encontrar horários possíveis.
As aulas de voo são marcadas por si, de acordo com uma cadência dada pelos instrutores de atendendo à fase da instrução onde se encontrar.

 

- Como é que marco uma aula prática?

Por Email ou telefone, mas o ideal será marcar o seu próximo voo logo depois de ter efectuado o ultimo nessa altura poderá fazê-lo logo no planeamento semanal que está disponível na sala de Briefing no Campo de Voo de Benavente. Receberá um email automático de confirmação a lembrá-lo do voo. 

- Vou voar sozinho durante o curso?

Faz parte do programa uma série de horas em voo solo ( 5 ou 8 horas, conforme a classe de avião em que esteja a tirar o curso), ou seja sem instrutor a bordo. Essas horas em voo solo incluem uma viagem de 80 ou de 120 milhas de distancia e aterragem em duas pistas, que não sejam a pista de partida. Os instrutores certificar-se-ão que não vai sozinho para o ar sem saber como o fazer e terá sempre o apoio dos Controladores de Tráfego Aéreo.

 

- E se me perder?

Os voos de navegação são efectuados com a supervisão do Controle de Tráfego Aéreo. O Controlador saberá que você é aluno e que está sozinho. Não interferirá para além do normal com o seu voo, mas se você se perder, ele dar-lhe-á instruções de como encontrar o caminho de volta.

 

- Vou voar à noite?

Não! O tipo de licença aplicado aos Pilotos de Ultraleve apenas permite voo visual diurno. Ou seja tem de ter sempre o chão à vista e sempre em horário diurno.

 

- Posso voar dentro de nuvens?

Não! O voo em ultraleve só é permitido com condições visuais. O piloto tem que ter sempre contacto visual com o terreno durante todo o seu voo. O chamado voo por instrumentos (IFR) não é permitido em ultraleves.

 

- Só se pode voar no Verão?

Pode voar-se durante todo o ano desde que em condições visuais. Curiosamente o voo durante as estações mais frias é mais cómodo e estável do que com calor, uma vez que o ar quente é normalmente instável e turbulento.

 

- Vou ter sempre o mesmo instrutor?

Sim, na parte teórica. Na parte prática a Aerolazer tem vários instrutores que o vão acompanhar em fases diferentes do curso.

 

- Existem exames? Como é que são?

Na componente teórica, o seu instrutor decidirá quando está pronto a ir a exame. Existem 3 exames que são efectuados e validados pelo INAC. Um sobre comunicações, e outros dois com o resto das matérias. Por norma a Aerolazer apenas propõe o aluno a um ou dois exames de cada vez. Assim terá a matéria mais espaçada e com tempo mais que suficiente para estudar.

Na parte prática o Director de Formação decidirá quando você deve fazer o exame de voo. É normalmente proposto um examinador da própria escola, mas o INAC poderá optar por outro. Na Aerolazer depois de ser decidido um examinador da própria escola, você deixará de ter voos de instrução frequentes com ele antes do exame.

 

- E se chumbar nos exames?

Se chumbar no exame teórico ou prático a Aerolazer continuará a dar-lhe aulas e apoio e será proposto logo na próxima época de exames.

 

- O que é o Grupo 2 e o Grupo 3?

O regulamento nº 164 de 8 de Dezembro de 2006 introduziu pela primeira vez a classificação de 3 tipos de ultraleves. O Grupo 1, composto por paramotores. O Grupo 2, aeronaves de multieixo básico e o Grupo 3 que inclui multieixos avançados e motoplanadores.
A Aerolazer ministra formação em aeronaves do Grupo 2 e do Grupo 3.

 

- O que é um pára-quedas de recuperação balístico?

Em aeronaves com peso adequado existe desde algum tempo uma espécie de "Airbag" para aviões. O pára-quedas balístico de recuperação permite que uma aeronave perante um dano estrutural grave possa pousar em segurança com os tripulantes e passageiros.
Veja este filme
Todas as aeronaves de instrução da Aerolazer estão equipadas com pára-quedas de recuperação.

 

- Quanto custa um curso?

Os preços oscilam entre os 3.325 Euros e os 5.295 Euros conforme o tipo de aeronave seleccionada para o curso.
Consulte-nos e enviaremos a informação adicional. 

 

- Existem custos adicionais?

O exame médico, os exames teóricos e práticos são pagos ás entidades responsáveis (centro de medicina médica, INAC e examinador). Existem ainda custos cobrados pelo INAC na emissão de licenças e de caderneta de voo. Esses custos não são em norma superiores a 500€.
Poderá ainda necessitar de aulas práticas adicionais.

 

- Como é pago um curso?

Existem várias modalidades de pagamento. Consulte-nos e enviaremos a informação adicional.
Existe também a possibilidade de financiamento bancário.

 

Envie-nos a sua duvida !

Meteo CVB

Partly Cloudy

12°C

Benavente

Partly Cloudy

Humidity: 77%

Wind: 20.92 km/h

  • 24 Mar 2016

    Partly Cloudy 19°C 8°C

  • 25 Mar 2016

    Partly Cloudy 18°C 11°C