“Texto"

Perguntas frequentes

 

 

 

 

 

 

 

Normalmente são muitas as perguntas que temos sobre o que fazer depois de termos a Licença !

  

- Como mantenho a minha licença ?

Para alem de ter manter o certificado médico válido, a sua licença será sempre válida se tiver efectuado pelo menos três horas de voo e 10 aterragens nos últimos seis meses por tipo de aeronave antes da data de revalidação (3 em 3 anos)

Em alternativa poderá efectuar um voo de treino com instrutor com a duração mínima de uma hora como substituição de experiencia recente.

 

- Posso alugar uma aeronave?

Existem aeronaves para alugar por várias entidades e aeroclubes. Normalmente terá de fazer uma adaptação à aeronave em causa e de cumprir com as regras do proprietário.
A Aerolazer cede as suas aeronaves de instrução (desde que existam condições operacionais) para que os seus antigos alunos possam manter a o treino de proeficiência de voo e os minimos obrigatórios.

 

- Quanto custa uma aeronave ultraleve?

Os preços variam de acordo com o grupo, a marca e o equipamento. Mas as aeronaves novas vão normamente desde 35.000 Euros a 100.000 Euros. O mercado em segunda mão também é bastante activo e encontram-se frequentemente aeronaves a preços agradáveis.
Tenha em atenção ao comprar aeronaves em segunda mão, consulte o nosso documento de apoio.

 

- Posso ter um ultraleve em sociedade?

É muito frequente um grupo de amigos (normalmente os grupos formam-se logo durante os cursos) adquirirem uma aeronave. É um sistema económico que permite partilhar os custos fixos e para alem disso terá sempre companheiros para voar.

 

- Que custos adicionais existem na aquisição e na manutenção de uma aeronave?

Para além dos impostos na altura da aquisição, terá de pagar anualmente o "imposto de circulação" da aeronave (IUC). O seguro obrigatório também fará parte dos custos fixos anuais e não se esqueça que poderá adicionar um seguro de casco (danos próprios). A hangaragem da aeronave também tem custos, que dependem do sitio que optar como o seu local de operação normal.
A manutenção da aeronave depende do numero de horas efectuado, mas em tudo se poderá assemelhar à manutenção normal de um automóvel de gama média.

 

- Onde posso voar?

Se tiver a sua aeronave equipada com um transponder (equipamento que permite que seja identificado pelo controle aéreo) e qualificação de Comunicações, poderá praticamente voar em todo o território Nacional. Os ultraleves em Portugal têm felizmente um estatuto que lhes permite voar onde os outros voam, exceptuando obviamente áreas militares proibidas onde o voo civil é interdito (e mesmo estas, normalmente estão inactivas durante os fins de semana).

 

- Posso voar pela Europa ?

Sim. Pode passear pelos países Europeus sem problemas. É lógico que deverá consultar préviamente as regras e normas de cada pais. Não é igual em todos !!! Se se mudar para outro pais, provávelmente terá de informar as autoridades Aeronáuticas locais.

 

Envie-nos a sua duvida !

 

Meteo CVB

Partly Cloudy

12°C

Benavente

Partly Cloudy

Humidity: 77%

Wind: 20.92 km/h

  • 24 Mar 2016

    Partly Cloudy 19°C 8°C

  • 25 Mar 2016

    Partly Cloudy 18°C 11°C